| José Maria Soares Viana |



José Maria Soares Viana - A Ilha das Piranhas - 276 págs.

A Ilha das Piranhas joga luz sobre a história de um estado, fala de perto aos leitores de todo Brasil, temas marcantes e recorrentes que teimam em não sair das conversas, do dia a dia de pessoas simples ou abastadas do Maranhão. O autor com magistral equilíbrio colocou em sua obra todos os ingredientes de um bom romance mas se aproveitou de sua habilidade como escritor e foi pincelando cada novo parágrafo com fatos reais, vigorosos e emocionantes, nos levando a acreditar que existe mais de realidade em suas páginas do que possa supor a nossa vã filosofia. A ficção existe, mas a habilidade de fundi-la a realidade só iremos descobrir a medida em que formos lendo este livro e vivenciando este universo mágico da ilha das Piranhas.



José Maria Soares Viana - A Loira do Cemitério - 248 págs.

Um mito que sobrevive há gerações, A loira do cemitério é uma lenda popular que ronda o interior do Maranhão. Trata-se de uma bela mulher que costuma dar seus passeios nas proximidades do cemitério, onde fica a pedir carona a algum motorista desavisado. Quem foi esta mulher macabra? Se ela realmente existiu algum dia, vamos descobrir, lendo a biografia desta enigmática criatura, minimamente construída pelo autor que, mais do que criar uma história para um fantasma, montou um cenário à sua volta, descrevendo tudo sobre a região em que os canaviais figuram como pano de fundo. Um romance envolto numa prazerosa sombra de medo onde se destaca um bom enredo, apresentado por meio de uma excelente narrativa.



José Maria Soares Viana - O Vale do Ouro Branco - 628 págs.

Uma história de sonhos e realidade. Pessoas em busca de um novo mundo. O Vale do Ouro Branco revela homens que carregam no corpo a força do Nordeste, fazendo pontuar este livro com aventura e emoção. O sertanejo forte e inteligente traz para esta ficção o calor e a determinação tão característicos dos nordestinos. A boiada correndo no pasto, cavalos trazendo homens e cargas, a música tocada com alegria, lindas mulheres, o grito solto nos rodeios e a fé no ouro branco, o alvo e rico algodão, são as marcas de uma história que nos coloca frente a frente com a rudeza de um lugar e com a doçura de um povo sempre corajoso.



José Maria Soares Viana - Chico Pedreira, O Agente Especial (Acima da Lei, Ninguém Além de Deus) - 672 págs.

Nas mãos de um homem uma missão: prender ou mesmo exterminar os poderosos chefões do narcotráfico. Designado para cumprir uma complicada missão em um estado brasileiro, Francisco Flores da Cruz, mas conhecido Chico Pedreira na condição de agente especial, tinha ordens expressas do presidente da república de neutralizar o intrincado mundo da droga e certamente daria tudo para o sucesso desta operação. Este livro com sua trama repleta de rotas de fuga, vai nos levar do primeiro ao último capítulo pelo universo da justiça onde nem sempre ela se faz cumprir ou mesmo acreditar, provocando intrigas e mortes, envolvendo inocentes e culpados na mesma teia.



José Maria Soares Viana - História e Estórias de Serenata - 548 págs.

Um violão e algumas inesquecíveis canções são os ingredientes que compõem a serenata. História e Estórias de Serenata é antes de tudo um livro apaixonante, humano e cheio de lembranças amigas e especiais. José Maria Soares Viana colocou em seu livro verdadeiras pérolas que traduzidas em palavras nos mostram o caminho da música e do sonho de se cantar com o coração. Ler esta obra é rever um tempo que nunca teve fim, é saber que a estória da serenata se confunde com a história de vida de inúmeras pessoas, que um dia sentiram o prazer de viver momentos inesquecíveis ao lado da música que embalou amores, sonhos, paixões e emoções.